Limite infinito – exercícios resolvidos
Limite infinito – exercícios resolvidos
Este post é dedicado a Limite infinito – exercícios resolvidos, ou seja, a resolução de alguns exercícios em que estão envolvidos limites dos tipos:
- Limites no infinito,
- Limites que tendem ao infinito.
Na resolução dos exercícios utilizaremos as propriedades dos limites, caso você ainda não os tenha visto este é o momento oportuno.
Limite infinito – exercícios resolvidos de limites no infinito
Iniciamos com um caso bem simples de limite no infinito:
1) .
Como queremos saber o limite quando x tende a mais infinito, , ou seja, o valor de x é positivo, assim ao multiplicarmos um número positivo com um negativo, obteremos um número negativo.
Observe que o valor da constante 7 torna-se insignificativo, pois x assume valores muito maiores do que 7. Assim tem-se:
.
O próximo exercício é outro limite básico, entretanto que nos ajuda a entender limites mais complexos.
2)
Neste exercício temos a variável x no denominador e devemos calcular o limite de x tendendo a menos infinito. Logo, temos a divisão de uma constante por um número cada vez maior. Assim, obtendo um número que se aproxima cada vez mais de zero.
Observe que o sinal do número do numerador é indiferente, o mesmo ocorre para a constante do denominador. Assim tem-se:
.
Note que chega-se ao mesmo resultado se x tender a mais infinito.
No exercício 3 aplicaremos um método rápido para achar os limites de funções racionais quando x tende ao infinito.
3)
O método rápido consiste avaliar o limite apenas nos termos de maior ordem do numerador e denominador, pois os polinômios comportam-se conforme o termo de maior ordem. Assim tem-se:
.
Repare que ao aplicar o método e ao simplificar obtemos o mesmo tipo de limite do exercício anterior,
.
Exercícios resolvidos de limites que tendem ao infinito
Este tipo de limite nos exige analisar os limites laterais, pois no ponto em que devemos calcular o limite a função não está definida.
Novamente inicia-se com um exercício básico, que serve de base para outros exercícios.
1)
Como queremos saber o limite quando x tende a 0, , o valor de x será positivo quando tendemos pela direita e negativo pela esquerda.
Para isto dividimos a resolução em duas partes:
Quando x tende pela direita,
Assim temos a divisão de uma constante por x positivo que tende a zero, onde x é um número muito pequeno em comparação a constante do numerador. Assim o resultado da divisão é um número positivo cada vez maior
.
Quando x tende pela esquerda,
No caso de x tender a 0 pela esquerda, x assume valores negativos. Isso é semelhante ao caso anterior, porém com sinal contrário
.
Como os limites laterais são diferentes, o limite não existe no ponto x=0. Observe o gráfico que ilustra o comportamento desta função
2)
Neste exercício queremos saber o limite de f(x) quando x tende a -3, o valor de x+3 é positivo quando tendemos pela direita e negativo pela esquerda.
Entretanto, está em módulo, que produz apenas valores não negativos, logo o denominador resulta em valores muito pequenos positivos, indiferentemente se tendemos pela direita ou pela esquerda.
Portanto, tem-se os mesmos limites laterais e o limite existe
.
Acompanhe outros exercícios deste tipo de limite no post em que resolvemos limites indeterminados.