Exemplo 6 – Inequação do 2 Grau
Inequação do 2 Grau
Para resolver uma Inequação do 2 Grau necessita-se conhecer as raízes da equação relacionada, pois é necessário saber como a inequação se comporta nos intervalos que são separados pelas suas raízes. Então, acompanhe o exemplo:
.
Apresenta-se aqui duas formas para resolver uma inequação do segundo grau:
1) Decompondo em produto de Inequações do 1 Grau;
2) Analisando o comportamento do gráfico da equação relacionada.
Para as duas formas é necessário encontrar as raízes da equação relacionada . Para isto, utiliza-se a Fórmula de Bhaskara, Soma e Produto ou outra técnica da sua preferência. Portanto, aplicando qualquer uma destas técnicas encontram-se as raízes 2 e 3.
Decompondo em produto de Inequações do 1 grau
Conhecendo as raízes da equação relacionada podemos facilmente decompor a Inequação do 2 Grau em um produto de duas inequações do 1 grau:
.
Além disso, cabe ressaltar que, esta nova inequação já foi resolvida no Exemplo 4. Caso não lembre clique no link acima.
Analisando o comportamento do gráfico da equação relacionada
Como já se conhece as raízes, 2 e 3, deve-se apenas analisar a concavidade para construir o gráfico. Neste caso, a concavidade é voltada para cima, pois o valor da constante que acompanha o termo é positivo. Assim, com estas informações é possível construir o gráfico :
Como a solução da inequação precisa ser satisfeita para valores maiores que 0, a resposta é para todos os valores de em que o gráfico está acima do eixo. Logo, tem-se ou graficamente:
Caso desejar, você pode conferir a resolução da Inequação do 2 Grau em vídeo clicando aqui .
Portanto, esperamos que tenha ficado claro a a resolução da Inequação do 2 Grau. Continuem nos acompanhando. Divulguem nosso site. Compartilhe esse post com amigos e com aqueles que essa informação possa ser relevante. Se ficou alguma dúvida coloque nos comentários abaixo. Use seu login do Facebook.