Exemplo 1 – Inequação do 1 Grau – Conceitos Iniciais
Inequação do 1 Grau – Conceitos Iniciais
Neste post vamos resolver uma Inequação do 1 Grau usando as propriedades das Desigualdades.
Lembrando que um inequação é uma sentença matemática, com uma ou mais incógnitas, expressas por uma desigualdade, diferenciando da equação, que representa uma igualdade. Elas são representadas através de relações que não são de equivalência. É representada pelo sinal ≠, ou seja,inequação é toda a desigualdade literal que é apenas satisfeita por certos valores, as letras ou incógnitas que nela figuram, por outras palavras, apresentam os sinais de maior (>) ou menor (<) ao invés do sinal de igualdade que é o que caracteriza as equações.
Ex 1)
Usando as Propriedades das Desigualdades, a ideia aqui é isolar a incógnita colocando-a à esquerda da Inequação do 1 Grau e as constantes à direita. Então, a ideia é deixar a variável a esquerda e as constantes a direita da desigualdade. Para isso, primeiramente subtrai-se toda a desigualdade por fazendo:
.
Assim, fica-se com:
.
Da mesma forma, subtrai-se toda a desigualdade por fazendo:
.
Logo, tem-se:
.
Usando as Propriedades das Desigualdades, sabe-se que ao multiplicar os dois lados da desigualdade por um número negativo inverte-se também o sinal da desigualdade. Portanto, chega-se na resposta final da seguinte forma:
;
.
Além do mais, pode-se também representar graficamente o conjunto solução dessa Inequação do 1 Grau da seguinte forma:
Além disso, caso desejar, você pode conferir a resolução em vídeo clicando aqui .
Portanto, esperamos que tenha ficado claro esse exemplo da resolução de uma inequação de 1 Grau. Continuem nos acompanhando. Divulguem nosso site. Compartilhem esse post com os amigos e com aqueles que essa informação possa ser importante. Se ficou algum dúvida coloque nos comentários abaixo usando seu login do Facebook.