Definição de limites laterais
Definição de limites laterais
Ao calcular limite de algumas funções, percebemos que seus comportamento é diferente de lado e de outro. Assim, temos a necessidade de calcular o limite de cada lado separadamente. Para esta metodologia chamamos de cálculo dos limites laterais. Iniciaremos este post apresentando a Definição de limites laterais, em seguida, a relação que há entre os limites laterais e o limite da função em um determinado ponto, também chamado de limite bilateral.
Definição de limites laterais
O cálculo dos limites laterais consiste determinar o limite quando nos aproximamos ora pela direita ora pela esquerda. Ou seja, o limite de uma função por valores maiores do que o ponto limite (direita) e menores (esquerda).
Limite a direita
Se tende quando através de valores maiores que diz-se que é o limite de quando tende para pela direita e indica-se por:
.
Limite a esquerda
Se tende quando através de valores menores que diz-se que é o limite de quando tende para pela esquerda e indica-se por:
.
Relação entre os limites laterais e o limite da função
Dizemos que o limite de uma função existe se e somente se os limites laterais são igual, ou seja, quando ,
.
Caso os limites laterais forem diferentes em um determinado ponto, o limite neste ponto não existe. Como exemplo podemos observar a função apresentada nas figuras acima.
Observação 1: para o limite existir não é necessário que os limites laterais sejam iguais da função no ponto. Ou seja, f(a) pode ser diferente dos limites laterias em a.
Observação 2: se ao menos um dos limites laterais não existem, o limite da função neste ponto também não existe.
Continue seus estudos sobre limites laterias com alguns exercícios resolvidos clicando aqui.