Integral indefinida: buscando as antiderivadas
Neste post apresentaremos o que é uma antiderivada e, em seguida, o processo para encontrar a Integral indefinida de uma função. Como o próprio nome diz uma anti derivada é algo que vai “contra” a derivada, ou seja, o processo inverso da derivada.
Assim se temos a função derivada, f'(x), com a antiderivada encontraremos a função originária f. Por exemplo, se temos a função derivada
,
uma função originária, ou seja, uma função antes de derivar, para esta função derivada pode ser
.
Perceba de escrevemos uma função originária pode ser, isto é, a antiderivada não é única, por exemplo, no caso anterior, para qualquer constante C, a função
é uma antiderivada. Chamamos o processo de encontrar a família das antiderivadas de antidiferenciação ou também de integração, e é definido pelo símbolo que assemelha um “S esticado”, por exemplo, no caso anterior
onde é o símbolo de integração, é o integrando, é o diferencial que identificar a variável de integração e é a antiderivada. Para formalizar o que é uma antiderivada apresentaremos o seguinte Teorema.
Teorema: Se for uma antiderivada de em um intervalo , então para qualquer constante a função também será uma antiderivada de no mesmo intervalo.
Este processo de encontrar a família das antiderivadas a partir de sua derivada, em um domínio qualquer, é chamado de Integral indefinida. Perceba que para aplicar este processo é necessário ter um conhecimento prévio das derivadas.
Assim algumas fórmulas básicas de integração são construídas a partir do conhecimento da diferenciação. Na tabela a seguir trazemos as integrais mais comuns.
Derivadas | Integrais |