Integração por Substituição: a antiderivada da Regra da cadeia
No post anterior apresentamos a integral como a busca da família das antiderivadas de uma função. Neste sentido apresentaremos hoje o Método da Integração por Substituição que pode ser apresentado como a antidiferenciação da Regra da Cadeia.
Como motivação, observemos a seguinte integral e perceba que nesta não podemos aplicar as fórmulas das integrais imediadas
.
Assim precisamos aplicar alguma metodologia que transforme a integral dada por outra em que conhecemos sua integral imediata. Uma maneira de integral é utilizar o Método da Integração por Substituição, que como o próprio nome diz, devemos aplicar uma substituição.
Entretanto, antes de aplicar o método, vamos mostrar porque a Integração por Substituição é a presentada como a antidiferenciação da Regra da Cadeia. Lembre-se que a Regra da Cadeia é dada por
,
aplicando a integral em ambos os lados temos
Tomando , derivando temos e multiplicando ambos os lados por temos . Assim substituindo na expressão anterior temos
.
Deste modo obtemos a família da função composta original, antes de ser aplicada a Regra da Cadeia.
Agora voltamos a integral dada na motivação deste post e aplicaremos a Integração por Substituição
.
Substituindo e derivando temos agora uma integral na variável u
substituindo teremos
.
Em seguida, aplicando a integral imediata da potência
.
Por fim, substituindo obteremos o valor da integral indefinida
.
Logo,
.
Caso queira fazer uma “prova” para verificar o resultado encontrado, basta derivar e comparar com o integrando. Continue seus estudos acompanhando outros exemplos resolvidos clicando aqui.