Cálculo da área entre três curvas
Cálculo da área entre três curvas – aplicações das integrais definidas
Neste post apresentaremos a resolução do cálculo da área entre três curvas. Lembrando que quando a área desejada estiver entre mais do que duas curvas, devemos analisar os pontos de intersecção. Resolveremos um exercício e deixaremos as dicas para a resolução de outro.
Com o uso das Integrais, determine a área destacada.
onde
Primeiramente devemos determinar os intervalos de integração. Como vimos no post anterior, a área entre curvas é dada pela integral da subtração das funções. Lembrando que devemos sempre subtrair a função maior pela menor.
Assim, observando a figura dada percebemos que a função menor ora é h(x) ora f(x). Desse modo, separaremos o cálculo da área entre três curvas em duas integrais. Neste exercício os intervalos de integração (pontos de intersecção) são visíveis pelo gráfico, caso não fossem deveríamos igualar duas a duas funções e determinar as raízes, que são os pontos de intersecção.
Dessa forma temos
e
.
Calculando as duas integrais separadamente temos
.
e
.
Assim sendo, a área entre as três curvas é
.
Sugerimos para você o exercício do cálculo da área da outra região limitada por estas três curvas.
Entretanto, deixamos como dica que os pontos de intersecção entre h(x) e g(x) são em x=0 e x=7/2, e o valor da área desejada que é A=215/48.