Exemplo 3 – Domínio e Imagem de uma Função Raiz
Domínio e Imagem de uma Função Raiz
Vamos calcular o Domínio e Imagem de uma Função Raiz, sabendo que e
.
Neste terceiro exemplo tem-se um novo tipo de função, chamada Função Raiz. As funções deste tipo podem ser separadas em dois grupos:
- Raízes pares;
- Raízes ímpares.
As raízes pares possuem a restrição que o valor do radicando deve ser sempre maior ou igual do que 0 para se obter valores reais. Portanto, para encontrar o domínio deve-se analisar para quais valores de x o radicando é maior ou igual a 0, ou seja:
.
Esse exercício é semelhante ao Exemplo 6 das inequações. Assim, aplicando a mesma metodologia chega-se a .
Para encontrar a imagem sugere-se novamente a construção de um esboço do gráfico da função. Ao calcular o domínio já percebe-se que a imagem não possui valores negativos e que, os pontos onde ela é exatamente igual a zero são 2 e 3.
Então, o próximo passo na construção do esboço é analisar o comportamento da função nos extremos e . Aqui, nota-se que em ambos extremos o valor de tende a .
Portanto, a imagem desta função é .
Caso desejar, confira também a resolução do Domínio e Imagem de uma Função Raiz em vídeo: Exemplo 3.
Portanto, esperamos que tenha ficado claro esse exercício sobre Domínio e Imagem de uma Função Raiz.
Além disso, continuem nos acompanhando. Divulguem nosso site. Compartilhe esse post com amigos e com aqueles que essa informação possa ser relevante. Se ficou alguma dúvida coloque nos comentários abaixo. Use seu login do Facebook.