Descubra os 5 Erros mais comuns que todo aluno de Cálculo comete e que pode levar você a Reprovação
Descubra os 5 Erros mais comuns que todo aluno de Cálculo comete e que pode levar você a Reprovação
Esse é um tema bem recorrente que observamos e envolvem os 5 Erros mais comuns que todo aluno de Cálculo comete. Então, a primeira coisa é apresentarmos esses erros e sugerir dentro de cada item sugestões de como evitá-los.
Assim, fica com a gente até o fim deste post para você descobrir os 5 Erros mais comuns que todo aluno de Cálculo comete que pode levar você a reprovação.
#Erro 1: Deixar para estudar muito perto da Prova de Cálculo
Ei, acorda!!! Você não está mais no ensino fundamental ou médio. Aquelas suas estratégias de estudar faltando um dia antes da Prova até podiam funcionar em muitos momentos, mas agora tudo mudou. Chegou a hora de sair da caverna, enfrentar os medos e superar os obstáculos.
O primeiro passo é você entender que esse é um dos piores erros que você pode cometer. Por isso, reconfigure sua forma de pensar, no sentido que: “bem agora estou na Faculdade, preciso me formar, ter uma profissão e ter resultados” . Você precisa resolver de uma vez isso!!!
Você não vai colher os melhores resultados se continuar com esse pensamento de tentar dar um “jeitinho”. A partir de agora, encara a faculdade como um trabalho, na qual você terá uma jornada diária de tarefas e estudos.
A assimilação e entendimento de conteúdos acontece de forma gradual em nosso cérebro. Logo, não tem como aprender todo o conteúdo em 1, 2 ou 3 dias antes da Prova.
No estudo do Cálculo, de uma maneira geral, o conteúdo precisa ser muito exercitado através de exercícios e problemas resolvidos. Isso querer tempo e planejamento de estudo.
Muitos de vocês até entendem as ideias do Cálculo, mas na hora dos exercícios não conseguem entender os passos até a resposta final. Isso, na maioria das vezes, envolvem propriedades e definições de matemática básica como (Racionalização, Potenciação, Produtos Notáveis, etc).
Faça uma agenda semanal de estudos
Isso mesmo, Faça uma agenda semanal de estudos e coloque ali no mínimo de 8 a 10 horas semanais de dedicação ao estudo do Cálculo. Lembra que, muitos de vocês, vem com deficiências graves de matemática do Ensino Médio. Assim, quando se deparam com essa disciplina, há um choque de realidade!!! São mundos completamente diferentes.
Vocês vão precisar de tempo para estudar os detalhes, revisar conteúdos do passado e entender novos conceitos que envolvem o Cálculo.
Faça um planejamento de estudos
Então, faça um planejamento de estudos e comece a estudar o quanto antes para sua Prova de Cálculo. Se não tem ideia como fazer isso e como começar, siga essa simples estratégia abaixo.
Comece dedicando o mesmo número de horas em sala de aula para seus estudos. Por exemplo, se teve 4 horas de aulas presenciais de Cálculo na semana, dedique 4 hora de estudos na semana. Depois, vai aumentando gradualmente até no mínimo duplicar isso.
Portanto, esse é primeiro dos 5 Erros mais comuns que todo aluno de Cálculo comete: Deixar para estudar muito perto da Prova de Cálculo.
#Erro 2: Deixar de fazer as Listas de Exercícios de Cálculo
Bem, se você deixou para estudar 1, 2 dias ou 3 dias antes da Prova, como você acha que vai conseguir entender todos os detalhes que estão por atrás dos exercícios de Cálculo?
Entende de uma vez por todas que: são nas Listas e Exercícios propostos pelo seu professor que há questões que complementam todo o conteúdo visto em aula. Além disso, lá também vai revelar o estilo de exercícios que poderão aparecer na sua Prova.
De alguma forma, também mostra o estilo que seu professor mais gosta de cobrar as Questões de Prova. Por isso, tenta de todas as formas primeiro fazer os exercícios propostos, seja os propostos em sala de aula, seja os para casa. Mais uma vez reforçamos: se organize, planeje, faça as Listas.
Portanto, não cometa o segundo erro dos
5 Erros mais comuns que todo aluno de Cálculo comete: Deixar de fazer as Listas de Exercícios de Cálculo.
#Erro 3: Faltar muitas aulas de Cálculo
Por que os alunos faltam tantas aulas? Por que usam o limite permitido? Isso não faz muito sentido, uma vez que se você usar o limite, no geral, exige-se 75% de frequência, ou seja, você pode faltar 25% das aulas.
Isso é 1/4 da disciplina. Na boa, é muita coisa. Numa disciplina, em média, de 4 horas semanais, que dá um total em média de 68 horas ou 34 aulas, é como faltar 16 horas ou 8 aulas. Ou seja, praticamente 1 mês de aula. Numa disciplina como o Cálculo, isso é praticamente um Game Over.
A não ser que você se considere muito acima da média como, Albert Einstein, daí até se explica porque não ir as aulas. É obvio que aqui não estamos falando dos casos de saúde e faltas justificadas, mas das injustificadas. Assim, tenta rever essa atitude de faltas excessivas .
Aqui há dois erros clássicos de entendimento. Ao faltar em excesso você perde aquelas explicações cruciais que depois sozinho vai ser bem mais difícil entender. O outro erro é você achar que depois pega o caderno e conteúdo com alguém.
Saiba que não é a mesa coisa. Cada um faz anotações para si, não pensando nos outros. Então muitas das anotações faz somente sentido para a pessoa que as redigiu. É como um mapa mental, cada um faz o seu, porque aquilo faz sentido somente para a pessoa quem os fez.
Lembra que, na sala de aula, o professor vai desvendar o mapa da mina e ali ele vai orientar você. Guiar você nos mínimos detalhes e, por isso, você precisa estar 100% presente, corpo e mente.
Assim, assista todas as aulas de Cálculo. Aqui não há negociação, a não ser por motivo de força maior.
Portanto, não cometa o terceiro erro dos
5 Erros mais comuns que todo aluno de Cálculo comete: Faltar muitas aulas de Cálculo.
#Erro 4: Não prestar atenção nas Aulas de Cálculo
Não adianta você assistir todas as aulas de Cálculo se você estiver olhando o celular, conversando com o colega do lado ou pensando em mil coisas diferentes para fazer do que prestar atenção na aula.
Eu sei que, cada vez mais, é difícil prestar atenção em algo num mundo tão conectado e com zilhões de coisas mais interessantes para fazer, mas coloca intenção naquilo que estás fazendo, ok?
Quando você pisar na sala de aula de Cálculo, pensa que entrou num templo sagrado. A única coisa que você deve fazer é entender o que aquele cara lá na frente quer dizer. Por isso, tenta captar a essência da coisa. Assim, se a aula era sobre limites laterais, tenta entender a ideia por trás disso.
Porque é nos detalhes que você vai entender o Cálculo. Depois em casa, quando começar a estudar o conteúdo e fazer os exercícios você vai começar a entender a essência de tudo.
Por essa razão, anota tudo que entendeu de forma a garantir que, quando você chegar em casa, vai conseguir decifrar tudo aquilo e depois perceber e compreender os detalhes por trás. Como os americanos dizem “Do the job right or don’t do at all” em tradução livre “Faça o trabalho certo ou não faça nada“.
Além disso, se você se deu o trabalho de sair de casa, pegar transporte, perder um certo tempo para chegar, mais o tempo da aula, mais o tempo de voltar para casa. Querido estudante!!! aproveita o seu tempo.
Preste muito a atenção na aula, não se distraia com conversas paralelas, celular, ou qualquer outra coisa. Mentaliza e coloca intenção que você precisa estar 100% concentrado na aula.
Portanto, preste toda a atenção do mundo quando entrar numa aula de Cálculo e não cometa o quarto erro dos 5 Erros mais comuns que todo aluno de Cálculo comete: Não prestar atenção nas aulas de Cálculo.
#Erro 5: Não pedir ajuda em Cálculo
Ok, você fez de tudo para não faltar a aula, tomou um belo café reforçado para ficar acordado e 100% ligado, entretanto inevitavelmente você não consegue entender o que seu professor está falando ou tentando passar. Calma, isso é bem normal e mais comum que pareça.
Acredite, uns 90% da turma, com certeza, também não deve estar entendendo nada. Então, é aí que entra a grande sacada. Tenha a humilde e pergunte. Simplesmente isso, faça perguntas.
Claro sempre com o intuito de verdadeiramente tentar compreender aquilo e não simplesmente para atrapalhar a aula. Peça ajuda, só isso! E não se restringe somente a pedir ajuda a seu professor. Quase sempre as Universidades e Faculdades disponibilizam monitores para auxílio.
Então busque a monitoria assim que surgir algo que não compreenda. Não deixe as dúvidas acumularem. Um assunto depende do outro. Por exemplo, se você não entendeu limites, provavelmente vai ter problemas com a parte inicial de derivadas.
Além disso, outra sugestão é pedir auxílio a veteranos ou pessoas mais experientes que já passaram por isso e que podem te dar uma mão.
Assim, não tenha vergonha. Tenha a humildade e não ache que vai conseguir entender tudo sozinho. Ou seja, faça perguntas e peça ajuda para não cometer o quinto erro dos 5 Erros mais comuns que todo aluno de Cálculo comete: Não pedir ajuda.
Portanto, resumindo os 5 Erros mais comuns que todo aluno de Cálculo comete e que pode levar você a reprovação:
#Erro 1: Deixar para estudar muito perto da Prova de Cálculo;
#Erro 2: Deixar de fazer as Listas de Exercícios de Cálculo;
#Erro 3: Faltar muitas aulas de Cálculo;
#Erro 4: Não prestar atenção nas Aulas de Cálculo;
#Erro 5: Não pedir ajuda em Cálculo.
Vamos deixar como sugestão outro post que vai nessa mesma linha para complementar a leitura. Basta clicar no link ao lado 5 Dicas infalíveis para você não ser reprovado em Cálculo.
Continuem nos acompanhando em nossas mídias
Grande abraço
Dicas de Cálculo