Como aprender Cálculo 1 em Uma Semana de forma eficiente e acelerada

Como aprender Cálculo 1 em Uma Semana de forma eficiente e acelerada

O desafio de aprender Cálculo 1 em uma semana é o que muitos alunos buscam diante de uma situação de certo desespero perante uma prova ou avaliação próxima que surge. O que podemos afirmar já de cara é: sim, é possível , mas não recomendável.

Como assim?  Vamos fazer uma analogia com a pílula do dia seguinte, ela é eficaz, mas não recomendada para ser usada sempre, certo? 

O mais correto é se prevenir de diversas formas, seja através da pílula anticoncepcional normal, seja através de (métodos tradicionais) ao longo do tempo.

Deve-se fazer uso da pílula do dia seguinte somente nos casos de esquecimento ou falha dos métodos tradicionais.

aprender Cálculo 1 em uma semana

A ideia aqui é parecida, você até pode usar a estratégia que vamos indicar nesse post, mas lembre-se de não fazer uso dela constantemente.

Não tornar ela uma rotina, porque o que vamos mostrar aqui pode falhar, assim como a pílula do dia seguinte, não é 100% garantido.

Tudo começa por entender como funciona o processo de aprendizado no nosso cérebro, seja lá o que quisermos aprender. O conhecimento é assimilado em nosso cérebro praticamente de duas maneiras.

O processo de aprendizado no nosso cérebro

A informação adquirida ao longo do dia é processada e armazenada no sistema límbico (memória temporária).

Parte dessa memória é armazenada no córtex cerebral (memória permanente), principalmente a noite quando dormimos.  

O sistema límbico é como a memória RAM do computador, quando dormimos tudo que estava armazenado nela se apaga, ou seja, é como se desligássemos o computador, tudo que estava armazenado na memória se perde.

Já o que fica guardado no córtex é como se gravássemos no HD (disco rígido) do computador. Ela fica armazenada permanentemente, a não ser que o nosso cérebro sofra algum trauma (HD seja danificado).

Então, o objetivo de aprender algo é transformar toda essa informação adquirida ao longo do dia em pacotes, conectá-los e armazená-los no córtex cerebral.

O problema é que nossa memória é seletiva e finita, então ela precisa descartar certos tipos de informação para poder absorver outros.

aprender Cálculo 1 em uma semana

Alguns estudos afirmam que a quantidade de informação, hoje em dia, que somos expostos é equivalente a toda a informação que uma pessoa do século XIX foi submetida.

Assim, nosso cérebro precisa fazer uma seleção e identificar tudo aquilo que é lixo e deva ser descartado, para que nosso sistema nervoso funcione perfeitamente e não entre em colapso.

É uma forma de preservação mesmo, por isso o cuidado que devemos ter para não ser expor ao excesso de informação, principalmente inútil e sem utilidade.  

Muitas vezes, o cansaço que sentimos durante o dia, pode estar relacionado a esse excesso de informação ao qual estamos sendo submetidos.

Portanto, toda a informação adquirida ao longo do dia, parte nela é excluída e parte fica armazenada. Existem várias maneiras se tornar essa informação significativa ao ponto dela ficar armazenada no nosso córtex.

Mas como armazenar as informações adquiridas ao longo do dia?

A ideia central é que essa informação tem que estar associada a sentimentos (emoções). Eventos que fazem com que a informação fique guardada para sempre em nossa memória.

Nosso cérebro pode guardar desde imagens inesquecíveis associadas a emoções, até aprendizados memoráveis.

Vários estudos e artigos apontam nessa direção.

Por exemplo, como esquecer quando seu pai ou mãe lhe ensinou a andar de bicicleta, ou a bater na bola de forma correta.


Por outro lado, também pode ser inesquecível nossos primeiros tombos ou primeiro choque elétrico.

Existem duas formas de você guardar permanentemente uma informação. Uma delas, já comentamos acima, é através das emoções, tais como (alegria, amor, etc).

A outra é através de muita repetição (repetição a exaustão leva a perfeição – lema marinha).

O ideal seria associar essas duas formas: aprendizado divertido com muita repetição. Uma das formas para isso é através da “Storytelling (arte de contar histórias) . 

É esse o motivo porque muitos cursos preparatórios (ENEM, concursos, etc) fazem tanto sucesso.

As aulas são sempre muito divertidas, o que faz com que os conhecimentos passados em sala de aula sejam mais facilmente assimilados e guardados.

Embora muitas vezes acaba-se lembrando mais das histórias engraçadas do que os próprios conteúdos.

O método é eficiente, uma vez que os alunos são incentivados a fazer os exercícios e tarefas solicitadas para completar o ciclo de aprendizado através de muita repetição. 

Como aprender Cálculo 1 em uma semana?

Resumindo: ou aprendemos pelo amor ou pela dor. Nós aqui do Dicas de Cálculo particularmente preferimos a segunda opção. Entretanto, isso nem sempre é possível.

Então, como aprender Cálculo 1 em uma semana? Pelo amor ou pela dor?

Infelizmente em uma semana terá que ser pela dor mesmo, mas não é uma dor que vai chegar a ser traumática, se bem que em alguns acasos até pode ser.

O que queremos dizer é que você vai ter que tirar o atraso em 1 semana, ou seja, fazer tudo aquilo que deveria ter sido feito em 1 semestre em 1 semana usando o lema da marinha.

Nós já fizemos um post sobre as 5 dicas infalíveis para você não ser reprovada em Cálculo. Ali explica exatamente o caminho pelo amor, resumindo as 5 dicas do post são:

1 – Ter base matemática

2 – Ser Proativo

3 – Ter um método de estudo

4 – Tirar dúvidas com o professor e ir nas monitorias

5 – Concentração total

Infelizmente você não tem tempo suficiente para aplicar essas dicas, entretanto você pode aplicar as dicas 2, 3 e 4 para ajudar. Vamos comentar primeiro as dicas 2 e 4 e, por fim, a dica 3.

Ser proativo – tirar dúvidas com o professor e ir nas monitorias

Você pode criar um grupo de estudos com seus colegas para estudar Cálculo. Basta comunicar os colegas e encontrar um local silencioso, limpo, arejado e com boas mesas como a biblioteca, por exemplo.

É hora de ir atrás de ajuda. Nada melhor que usar da política da boa vizinhança e começar a descobrir horários e locais das monitorias e dos atendimentos do seu professor.

Mesmo você tendo pouco tempo, chegou o momento de mostrar interesse em ser ajudado. 

Mas atenção!!! Não vá tirar dúvidas sem dúvidas, ok? 

Como aquelas perguntas clássicas: professor o que vai cair na prova?

É o tipo da pergunta que revela sua total falta de comprometimento com a disciplina e total oportunismo para tentar tirar alguma vantagem. Estude primeiro e faça uma pergunta como:

Professor, estive estudando a matéria para a prova e notei que são muitos assuntos interessantes e importantes, teria como o senhor me orientar em qual desses assuntos eu deveria gastar mais energia nessa semana final antes da prova?

Já é uma pergunta que revela pelo menos que você sabe os conteúdos que vão cair e que está se esforçando para atingir a aprovação.

Ter um método de estudo

Você vai precisar de um método de estudo eficaz que supra suas necessidades em 1 semana. Um aprendizado acelerado de Cálculo que dê resultado em 1 semana.

Para isso você vai precisar gastar uma enorme energia e esforço num curto espaço de tempo.

Nem pense em começar a ler o livro e caderno com as anotações de seu professor desde o começo.

Existe muita teoria e fundamentos Matemáticos por traz do Cálculo que vão fazer você perder o foco e não conseguir vencer todo o conteúdo em 1 semana.

Para isso, você terá que estudar pelos materiais certos, pelos atalhos, por questões e provas de Cálculo Resolvidas.

A ideia é através desses materiais você entender todo o processo de resolução dos problemas. Para depois complementar seu estudo, se der tempo, com a teoria. É o processo inverso.

Você primeiro deve ler e estudar as questões resolvidas, para depois complementar o estudo com a teoria.

É como colocar a prática primeiro para depois entender os fundamentos. Entender os fundamentos leva mais tempo, e isso é o que você menos tem agora.

Vamos deixar aqui um link para você conhecer as 110 Questões de Cálculo diferencial Resolvidas que vem ao encontro ao que falamos acima.

110 Questões de Cálculo diferencial Resolvidas

Essas questões foram selecionadas de um dos principais livros de Cálculo utilizados e criteriosamente baseadas nas questões que mais caem nas provas ao longo dos anos.

Acho que vale a pena dar uma olhada e estudar a possibilidade de conhecê-las para ajudar você nesse desafio de uma semana. Desde já, você pode ter uma ideia do que estamos falando, ao acompanhar as questões que resolvemos neste nosso site

Agora cuidado, neste site apresentamos apenas uma amostra, você precisa de um material completo e de qualidade, com questões selecionadas.

Questões que ao longo dos tempos sempre caem nas provas.

São aquelas questões clássicas que todos os principais livros de Cálculo abordam. Você deve destrinchar esse material ao ponto de praticamente decorar os exercícios, entendendo todos os detalhes de resolução.

Para isso você vai precisar gastar bastante energia e tempo para conseguir estudar tudo.

O ideal seriam a cada 2 horas em sala de aula você dispor de pelo menos 2 horas de estudo em casa e descanso para absorver o conhecimento ao longo do semestre.

Supondo que a disciplina seja de 4 créditos (2 aulas de 2 horas por semana) isso dá em média 68 horas de curso ao total. Seguindo a nossa ideia, seriam necessários ao longo do semestre 68 horas de estudo de Cálculo 1.

Em uma semana seriam necessários 68/7 = 9,7 hora por dia, aproximadamente 10 horas por dia.

Como dissemos anteriormente, para aprender cálculo 1 em uma semana terá que ser pela dor, pela sacrifício. Você vai levar o cérebro a exaustão mesmo.

Correndo o risco talvez dessa informação não ficar permanentemente armazenada no  córtex, se isso não estiver associado a alguma emoção.

Não queremos que você chore durante o estudo, nem comece a dar risada da sua desgraça. Use do poder de persuasão e foco. Comece a dizer para si mesmo que vai aprender Cálculo 1 em uma semana.

Que você vai se esforçar ao máximo para cumprir sua meta de 10 horas diárias durante uma semana.

Organização do dia

Levante mais cedo, faça um super café e mãos na massa. Tente organizar o seu dia da seguinte forma:

Acordar 7:00. Tomar café 7:15 até 7:30.  Começar estudos 7:30 até 10:30. Pausa para lanche. Retomar estudos 11:00 até 12:00. Pausa para almoço. Retomar às 14:00 até as 16:30.

Pausa para lanche: retomar às 17:00 até as 19:00. Pausa para janta. Retomar as 20:00 até 21:30. Pausa pra relaxar e atividades extras. Dormir não mais que 23:00 horas.

Desligue o computador, tire o celular do wi-fi e dos dados móveis. Avise amigos, família, cachorro, etc, que você vai ficar meio sumido nessa semana.

Só abra computador e leia Email depois das 21:30. Você terá que fazer esse esforço por 1 semana. Para quem trabalha e tem outras atividades, vai ter que se esforçar ainda mais.

Recomendamos acordar mais cedo, dormir mais tarde e aproveitar melhor os intervalos do trabalho com estudos. Não tem jeito, o dia só tem 24 horas.

Então é isso, resumindo o post:

Sim. É possível aprender Cálculo 1 em uma semana. Basta desprender uma energia alta num curto espaço de tempo estudando pelos materiais certos

Você deve escolher questões resolvidas selecionando as principais questões de Cálculo 1 e estudá-las nesse intervalo de tempo por 10 horas diárias.

Se possível nessa semana você pode fazer grupos de estudo, ir nas monitorias e tirar dúvidas com seu professor.

Deixando bem claro que essas são apenas dicas para ajudar vocês a aprender Cálculo 1 em uma semana de forma eficiente e acelerada. Não significa que isso vá funcionar para todas as pessoas, mas seguindo os  passos acima, com certeza, vai ajudar bastante.

Acreditamos que essas dicas sejam úteis e de grande valor para você.

Grande Abraço 

Dicas de Cálculo 

Publicado em 18/06/2017, em Conteúdos VIP.