Exemplo 2 – Inequação do 1 Grau com duas desigualdades
Inequação do 1 Grau com duas desigualdades
Neste post vamos apresentar uma Inequação do 1 grau com duas desigualdades.
Um sistema de inequação do 1º grau é formado por duas ou mais inequações, na qual cada uma delas tem apenas uma variável. Sendo que essa deve ser a mesma em todas as outras inequações envolvidas.
Quando terminamos a resolução de um sistema de inequações chegamos a um conjunto solução, na qual esse é composto por possíveis valores que x deverá assumir para que exista o sistema.
Então, para chegamos a esse conjunto solução devemos achar o conjunto solução de cada inequação envolvida no sistema. A partir daí fazemos a intersecção dessas soluções.
Assim, o conjunto formado pela intersecção chamamos de conjunto solução do sistema.
Na Inequação do 1 Grau com duas desigualdades da forma:
,
deve-se isolar a variável independente do termo central, de forma a deixá-la entre as desigualdades. Por isso, o primeiro passo é subtrair 3 em todos os termos da desigualdade da seguinte forma:
;
.
Em seguida, deve-se dividir todos dos termos por 5 a fim de permanecer apenas com no termo do meio, encontrando o resultado desejado.
Cabe ressaltar que, aqui também usa-se as Propriedades das Desigualdades, mas neste caso, o sinal da desigualdade permanece inalterado, pois o valor a ser dividido é positivo:
;
.
Além do mais, pode-se também representar graficamente o conjunto solução deste problema da seguinte forma:
Caso desejar, você pode conferir a resolução em vídeo clicando aqui .
Portanto, espero que tenha ficado claro esse exemplo resolvido de uma Inequação do 1 Grau com duas desigualdades. Continuem nos acompanhando. Divulguem nosso site. Compartilhe esse post com amigos e pessoas que essa informação possa ser relevante. Se ficou alguma dúvida coloque nos comentários abaixo. Use seu login do Facebook.