Gráfico de Funções Logarítmicas
Gráfico de Funções Logarítmicas
Nesse post vamos trazer o Gráfico de Funções Logarítmicas.
As Funções Logarítmicas são aquelas em que a variável independente x está no logaritmando da função. Estas funções são da forma:
,
onde o logaritmando x deve ser x > 0, e a base do logaritmo b deve ser b > 0 e b ≠ 1 . Quando 0 < b < 1 a função é decrescente e quando b > 1 é crescente. Observe o exemplo a seguir:
Da mesma forma que ocorre nas funções exponenciais, temos um caso particular muito usado na matemática que é o logaritmo natural, representado da seguinte forma:
,
onde corresponde ao logaritmo com o número de Euler na sua base, .
O conceito de logaritmo foi introduzido por John Napier no início do século XVII a fim de simplificar cálculos, daí a nomenclatura logaritmo neperiano.
Ele foi rapidamente adotado por navegadores, cientistas, engenheiros e outros profissionais para facilitar seus cálculos, através do uso de réguas de cálculo e tabelas logarítmicas. Algumas etapas tediosas da multiplicação com vários dígitos podem ser substituídas por consultas a tabelas ou por somas mais simples devido ao fato de o logaritmo de um produto ser o somatório dos logaritmos dos fatores.
Outro aspecto importante das Funções Logarítmicas é que elas são funções inversa das Funções Exponenciais, conforme pode ser visto no esquema a seguir:
Gráfico
Altere o valor do “a”, deslizando para os lados e veja o que acontece.
Esperamos que tenha ficado clara essa ideia inicial das funções Logarítmicas. Continuem nos acompanhando. Divulguem nosso site. Compartilhem esse post com amigos e com aqueles que essa informação possa ser importante. Se ficou mais alguma dúvida coloque nos comentários abaixo. Use seu login do Facebook.
Para prosseguir nos seus estudos assista a explicação em vídeo da construção de funções logarítmicas, clique aqui.