Raciocínio lógico para concursos -Parte I
Raciocínio lógico para concursos -Parte I
Hoje damos inicio a uma série de post’s sobre Raciocínio lógico para concursos. Em geral, os concursos públicos estão cada vez mais concorridos. Assim, um acerto pode te colocar entre os classificados ou os desclassificados. Por isto, mesmo que raciocínio lógico tenha poucas questões é de fundamental importância fazer o maior número de acertos.
Questão resolvida sobre Raciocínio lógico para concursos
(INSS 2016 Analista) Uma população de 1000 pessoas acima de 60 anos de idade foi dividida nos seguintes dois grupos:
A: aqueles que já sofreram infarto (totalizando 400 pessoas);
B: aqueles que nunca sofreram infarto (totalizando 600 pessoas).
Cada uma das 400 pessoas do grupo A é ou diabética ou fumante ou ambos (diabética e fumante). A população do grupo B é constituída por três conjuntos de indivíduos: fumantes, ex-fumantes e pessoas que nunca fumaram (não fumantes).
Com base nessas informações, julgue o item a seguir se verdadeiro ou falso.
( ) Se, no grupo B, a quantidade de fumantes for igual a 20% do total de pessoas do grupo e a quantidade de ex-fumantes for igual a 30% da quantidade de pessoas fumantes desse grupo, então, escolhendo-se aleatoriamente um indivíduo desse grupo, a probabilidade de ele não pertencer ao conjunto de fumantes nem ao de ex-fumantes será inferior a 70%.
Resolução:
Primeiramente, o enunciado da questão diz que 1000 pessoas acima de 60 anos foram divididas em dois grupos:
A: aqueles que já sofreram infarto (totalizando 400); B: aqueles que nunca sofreram infarto (totalizando 600). Se a quantidade de fumantes é igual a 20% do total de pessoas do grupo B, então:
fumantes.
Como a quantidade de ex-fumantes é igual a 30% da quantidade de fumantes de B, temos:
ex-fumantesfumantes,
então,
ex-fumantes.
Portanto, o número de não fumantes é:
Não fumantes = Nº total do grupo B – (fumantes+ex-fumantes)
Não fumantes = 600 – (120+36) = 444
Portanto, a chance de escolhermos um indivíduo do grupo B que não pertença aos fumantes nem ao ex-fumantes é:
,
ou seja, 74%. Analisando a afirmação da questão, temos, 74% > 70%. Portanto, escolhendo-se aleatoriamente um indivíduo do grupo B a probabilidade de ele não pertencer ao conjunto de fumantes nem ao de ex-fumantes é superior a 70%.
Assim, o Item está Errado.
Acompanhe no post seguinte a continuidade desta questão com a segunda parte. Ou melhor ainda, adquira nosso Treinamento Completo de Raciocínio Lógico com 145 páginas de questões resolvidas e comentadas das principais bancas de concurso do Brasil (Cespe, FCC, ESAF).