Gráfico de Funções: Translações
Gráfico de Funções: Translações
Um recurso muito útil para a construção de novos gráficos é conhecer o Gráfico de Funções: Translações. Então, a partir do conhecimento das Funções Básicas, pode-se construir facilmente outros gráficos apenas transladando (deslocando) o gráfico unidades.
Por isso, vamos trabalhar com funções que são obtidas a partir de operações algébricas nas variáveis das funções básicas conhecidas. A ideia é identificar a nova função como sendo alguma função mais simples cujas variáveis sofreram uma sequência de operações algébricas. Neste caso, as operações algébricas correspondem à transformações no gráfico chamadas de translações.
A translação de uma função f(x) é uma nova função cujo gráfico tem forma idêntica ao de f(x), porém, está numa posição diferente no plano cartesiano. Assim, a Translação do Gráfico de uma Função pode ser no sentido horizontal ou vertical:
Horizontal: Ocorre quando soma-se uma constante no argumento da função, . Caso a constante seja positiva o gráfico é deslocado unidades para a esquerda; se por negativa é deslocado unidades para a direita. Veja o exemplo:
Vertical: Ocorre quando soma-se uma constante na função, . Neste caso, a função é deslocada para cima se a constante for positiva e para baixo se for negativa. Veja o exemplo:
Obs: A translação também pode acontecer horizontalmente e verticalmente simultaneamente, conforme o exemplo:
Caso desejar, confira esta resolução em vídeo: Translação Vertical e Translação Horizontal.
Além disso, se quiser saber mais sobre o gráfico de funções básicas clique aqui.
Portanto, esperamos que tenha ficado claro esse post sobre Gráfico de Funções: Translações. Continuem nos acompanhando. Divulguem nosso site. Compartilhem esse post com amigos e com aqueles que essa informação possa ser relevante. Se ficou algum dúvida coloque nos comentários abaixo. Use seu login do Facebook.