Gráfico de Funções Exponenciais

Gráfico de Funções Exponenciais

Gráfico de Funções Exponenciais são gráficos de funções em que a variável independente, x, está no expoente de uma constante, a, ou seja,  a forma geral é dada por:

f(x)=a^{x} .

Note que, esta constante deve ser positiva e é ela quem determina se a função é crescente ou decrescente.  

  • Crescente quando a>1

Gráfico de Funções Exponenciais Crescente

  • Decrescente quando 0<a<1

Gráfico de Funções Exponenciais Decrescente

Assim, percebe-se que os gráficos das funções exponenciais sempre cortam o eixo y no ponto (0,1), a não ser que a função seja multiplicada por um outro termo.

Então, altere o valor de a, arrastando para à direita ou à esquerda, modificando o comportamento da função: f(x)=a^{x}.

Gráfico

Além disso, um caso particular das funções exponenciais é a que possui a constante o número de Euler na base, f(x)=e^{x} . Neste caso ela é chamada de função exponencial natural e sua inversa, o logaritmo natural. Cabe ressaltar que, o valor da base da exponencial natural e é aproximadamente 2,718281828.

Além do mais, a função exponencial natural é uma das mais importantes funções da matemática e pode ser definida de pelo menos duas maneiras equivalentes: a primeira, como uma série infinita; a segunda, como limite de uma seqüência. A função exponencial natural satisfaz as seguinte propriedades:

  • A função ex é contínua e diferenciável para todo x.
  • A derivada da função ex é a própria função função ex.
  • A função ex é positiva e crescente para todo número real x.

Portanto, esperamos que tenha ficado claro essa ideia do Gráfico de Funções Exponenciais. Continuem nos acompanhando. Divulguem nosso site.

Compartilhe esse post com os amigos e com aqueles que essa informação possa ser importante. Se ficou alguma dúvida, deixe seus comentários abaixo. Basta usar seu login do Facebook. 

Caso desejar, assista a explicação em vídeo da construção de funções exponenciais, clique aqui

Publicado em 26/08/2016, em Funções.