Funções exponenciais e suas características
Funções exponenciais e suas características
As Funções exponenciais são muito utilizadas nos estudos que envolvem o crescimento de certas populações. Um exemplo é o crescimento da população das bactérias que, através da divisão celular, faz o seu número de células iniciais crescer de forma exponencial.
Este tipo de função é encontrada sobretudo em fenômenos biológicos, mas as funções exponenciais podem ser encontradas em outras áreas como:
-
Na economia: A maioria dos investimentos são calculados a partir de juros compostos, na qual a taxa de juros é descrita na forma exponencial.
-
Na ciência da informação: Ao postar uma informação, principalmente em redes sociais, ela se difunde de forma exponencial, visto que seus usuários recebem e compartilham para outros usuários instantaneamente.
-
Na física nuclear: A fissão nuclear do urânio 235 é expressa de forma exponencial, visto que a cada átomo fissionado são liberados em média 3 novos nêutrons, que por sua vez, irão provocar a fissão de outros átomos.
Definição da função exponencial:
Uma função é chamada de função exponencial quando existem números reais (com ) e tais que
para todo .
Exemplos:
1) ;
2) ;
3) .
Características das Funções exponenciais:
A combinação dos coeficientes a e b determina se a função será crescente ou decrescente.
- Crescente
Se 0<a<1 e b<0 ou se 1<a e 0<b.
- Decrescente
Se 0<a<1 e 0<b ou se 1<a e b<0.
Observe este comportamento nos gráficos a seguir:
Observação: Caso a função exponencial for multiplicada por uma constante c da forma:
ela produzirá uma alongamento na função se c>1 ou se 0<c<1 a função será comprimida.
Entretanto, se c for um valor negativo ocorrerá um espelhamento em relação ao eixo x, respeitando as mesmas regras dos valores positivos, ou seja, a função será alongada se c<-1 e comprimida se -1<c<0.
Ademais, cabe salientar que o valor de c correspondo o ponto onde a função intercepta o eixo y. Observe no exemplo a baixo:
Continue seus estudos de funções clicando aqui.