Função Par e Função Ímpar
Função Par e Função Ímpar
Dentro do estudo das funções tem-se o caso particular Função Par e Função Ímpar. Estes dois tipos de função possuem um tipo diferente de simetria.
Na Função Par tem-se simetria em relação ao eixo , ou seja, pode-se dizer também que é uma reflexão para o outro lado do eixo .
Uma função par deve satisfazer para todo :
.
Analisando o gráfico de uma função par percebe-se que ao construir uma reta com os pontos do gráfico e , tem-se sempre uma reta paralela ao eixo ou até mesmo coincidente. Veja o exemplo:
Exemplo:
Altere você mesmo o valor de ao desliza-lo para os lados ou clique em play no canto inferior esquerdo.
Gráfico
Além disso, se quiser saber mais sobre o gráfico da função cosseno clique aqui.
Se uma função não for par então é ímpar?
Este é um erro muito frequente por parte dos alunos: “se um número não é par é porque é ímpar, logo se uma função não é par então é ímpar”. Entretanto, nas funções, isso não é verdade. Existe uma definição totalmente diferente para função ímpar, que está explicada logo abaixo
No caso da Função Ímpar tem-se simetria em relação aos dois eixos: e , concomitantemente, ou seja, ambas devem ocorrer para a função ser ímpar. Assim, uma função ímpar deve satisfazer para todo :
.
Analisando o gráfico de uma função ímpar percebe-se que ao construir uma reta com os pontos do gráfico e essa reta sempre passa pela origem do sistema , ou seja, a função tem simetria com relação a origem. Veja o exemplo:
Exemplo:
Da mesma forma que o exemplo anterior, altere o valor de .
Gráfico
Caso desejar, você pode conferir a explicação de Função Par e Função Ímpar em vídeo: clique aqui.
Portanto, espero que tenham gostado do post sobre Função Par e Função Ímpar. Continuem nos acompanhando. Divulguem nosso site. Compartilhe esse post com os amigos e com aqueles que essa informação possa ser relevante. Se ficou alguma dúvida, comente abaixo usando seu login do Facebook.